____________________________________________

   É golpe! Nova armadilha no WhatsApp 

promete 14º salário.

_________________________________________

Os golpes via WhatsApp não param de circular pelo aplicativo. A armadilha da vez é a possibilidade de saque de um suposto 14º salário. De acordo com a mensagem, trabalhadores nascidos entre janeiro e junho e que tenham trabalhado de carteira assinada entre 2014 e 2015 já teriam direito ao bônus. Segundo a PSafe, empresa dona do aplicativo de segurança digital DFNDR, cerca de 770 mil pessoas foram expostas ao golpe em apenas seis dias. 

                       Armadilha promete 14º salário Foto: Reprodução 


O falso benefício seria no valor de R$ 937. Ao clicar no link malicioso para consultar se possui o direito, o usuário precisar responder a três perguntas: se já possui o cartão cidadão, se trabalhou registrado em algum mês, nos anos de 2016 e 2017, e se está registrado atualmente. 

                                                     Golpe diz que usuário tem direito ao saque de R$ 937 Foto: Reprodução 


                 Para continuar o procedimento, internauta precisa responder a 3 perguntas Foto: Reprodução 


Não importando quais são as as respostas, a vítima é redirecionada para uma página que pede que ela compartilhe a mensagem com mais 10 amigos, com a promessa de que somente assim conseguiria consultar a lista de beneficiários.

                                     Por último, ele é obrigado a compartilhar o link malicioso com 10 amigos Foto: Reprodução


Feito isso, o usuário é impelido a se cadastrar em serviços de SMS pagos ou a baixar aplicativos falsos. O download e o cadastro deixariam o aparelho vulnerável ao ataque de vírus.

De acordo com as dicas de segurança do PSafe, o usuário precisa desconfiar de promessas exageradas via digital. Também sugere que o internauta sempre cheque a informação com a empresa que estaria "oferecendo" o benefício, como os bancos, por exemplo. Por último, a plataforma ressalta a importância de manter um app de segurança em seu telefone.

Fonte: Pleno.News