5 digas para melhorar a pregação.

13/10/2017

Por:  Pr. Robson Persola

A Paz do Senhor Jesus! 

Hoje eu gostaria de compartilhar com você algumas dicas que farão muita diferençaem sua vida ministerial. Através dessas dicas, você compreenderá que se tornar umpregador inesquecível não é algo tão difícil como muitos dizem.

Aliás, quero aqui quebrar um paradigma e acabar com um mito que tem sido disseminado em nosso meio. É o mito de que somente aqueles que nascem com o dom da oratória podem ser excelentes pregadores. Isso é um grande engano!

________________________________________________________________________________________Publicidade___________________________________________________



É claro que existem dons naturais - e até mesmos estes devem ser desenvolvidos. Mas há também habilidades adquiridas que podemos pedir a Deus, bem como a sabedoria para executar tais habilidades.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1:5)

Portanto, não importa se já tenha nascido com o dom da oratória ou se você a está pedindo a Deus. Em qualquer um dos casos, essas habilidades devem ser muito bem desenvolvidas. Foi pensando nisso que resolvi escrever esse e-mail dando 5 dicas que farão de você um pregador que será lembrado por muitos. Veja quais são.

  • Estude o seu público

Lembre-se de que quando você está pregando, você é o orador e a mensagem que você emite deve chegar da forma mais clara possível ao seu público. A dica de ouro aqui é você, antes de tudo, certificar-se de quem são as pessoas que irão receber a sua mensagem. Feito isso, adeque sua linguagem de acordo com o público. Você não vai querer usar gírias em um grupo de pessoas conservadoras, vai? Ou você acha que é coerente usar uma linguagem técnica e rebuscada em um encontro de jovens?

  • Crie uma expectativa de início

Ao começar a sua apresentação, lembre-se de que você deve ter a adesão de seu público. Ou seja, é muito importante que logo de início, as pessoas se interessem pelo que você vai falar. Dessa forma, dificilmente eles se dispersarão. Agora, se criar uma expectativa inicial, as pessoas ficarão muito mais atentas e receptivas ao que você irá falar. Portanto, comece a sua pregação falando sobre dois ou três fatos (que sejam de interesse comum) que você irá abordar.

  • Cuidado com os excessos

Este ponto é crucial em nosso meio. Quem nunca frequentou um culto cujo pregador se empolgava com gritos ao microfone? Veja bem, gritar não é e nunca foi sinônimo de unção, muito menos de boa oratória. Ao contrário. Gritar só vai desviar a atenção da plateia e fará com que as pessoas saiam irritadas com a sua postura.

  • Em uma pregação, menos é mais

Não se estenda com sua mensagem e respeite sua plateia. Muitas vezes queremos falar sobre vários assuntos que achamos importante, mas corremos o risco de nos tornar cansativos e enfadonhos. Além disso, respeite o horário e não vá além do tempo estipulado. Evite as desculpas do tipo: vou continuar falando porque Deus está mandando. Não coloque a culpa em Deus. Um bom pregador, antes de tudo, obedece às regras da ordem e decência na casa de Deus (1 Cor 14:40).

  • Monte seu Sermão com Qualidade

Por muitos anos percebi que Havia uma singularidade entre todos os grande Pregadores, e é a maneira como eles preparavam seus sermões, Após estudar por muitos Anos eu cheguei a um Método Infalível que está formando Pregadores e Líderes com muita Eficiência!

Aproveite...

Fonte: Mundo Bíblico

O que é pregar?

"Pregar é expor a palavra de Deus com o objetivo de glorifica-lo" (FSC)